Projeto Raizes

O projeto Raízes tem origem no 1º Bootcamp em Empreendedorismo Social - Laboratório para Apoio a Novas Ideias Sociais, promovido pela Fundação Eugénio de Almeida e orientado pelo Instituto de Empreendedorismo Social, foi selecionado como vencedor e recolheu o apoio financeiro para instalação de um projeto-piloto.

Internamente, pretende-se aproveitar os ativos não explorados da associação (i.e. terreno de cultivo) de um modo inovador, o cultivo acessível a todos, feito em plataformas acessíveis e inovadoras, em regime de agricultura biológica. O escoamento dos hortícolas produzidos será realizado através da rede local de parceiros já estabelecida. Esta rentabilização do terreno anexo à sede da Instituição será feita através da construção de um percurso acessível a cadeiras de rodas e ladeado pelas plataformas de cultivo.

Todos os dividendos recolhidos no âmbito deste projeto visam o reinvestimento, em projetos futuros, de sustentabilidade da Associação e bem-estar dos seus Clientes. Externamente pretende-se reforçar a rede local de parcerias e a criação de conhecimento de modo a garantir a replicabilidade deste projeto em outras Associações similares.

A integração do Projeto Raízes no Projeto Ocupacional Elementos Com Vida, procura reforçar a relação que tem vindo a ser estabelecida entre os Clientes do CAO e a área exterior envolvente, com atividades de manutenção quinzenais, visando o aproveitamento dos espaços já construídos e a exploração dos potenciais do terreno de cultivo, ao nível da capacidade produtiva e da diversidade de espécimes a cultivar futuramente.

Copyright © 2017 Casa João Cidade - Powered by Modular & Cazulodesigners